Plataforma Brasil atinge meio milhão de pesquisadores cadastrados.

Plataforma Brasil atinge meio milhão de pesquisadores cadastrados.

A Plataforma Brasil recebeu o cadastro do usuário número 500 mil. A pesquisadora Bruna do Nascimento, ligada à instituição Faculdade de Ciências Médicas, da UNICAMP, fez seu cadastro na Plataforma Brasil na última sexta-feira (14), completando 500 mil usuários cadastrados nesta plataforma de pesquisa, que trata das pesquisas com seres humanos no Brasil, mantida pela CONEP. Este é um marco importante não só para o Conselho Nacional de Saúde e para a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, como também para todos os que trabalham com a ética em pesquisa no país.

“A Plataforma Brasil é uma ferramenta em continuo aperfeiçoamentos e foi a propulsora de  um grande avanço na análise das pesquisas e do funcionamento do Sistema CEP/CONEP, e o usuário 500 mil é expressão disto”, ressalta o Coordenador da CONEP, Dr. Jorge Venancio. Em média, cem mil pesquisadores se cadastram por ano na Plataforma que, além de ferramenta de gestão do Sistema, é meio para o apoio à formulação de políticas públicas na saúde.

A ferramenta foi disponibilizada em 2012 e com ela foi possível tramitar protocolos de pesquisas por meio eletrônico, acelerando a análise e diminuindo o tempo de tramitação dos protocolos de pesquisa tanto na CONEP quanto nos CEP, além de contribuir com a transparência dos processos, permitindo que a sociedade tenha acesso às informações de pesquisas já aprovadas.

Hoje, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa trabalha no desenho de uma nova versão da Plataforma Brasil com o intuito de aprimorar  a ferramenta aos novos desafios e normas de proteção do participante de pesquisa já publicadas, facilitar o uso por parte dos pesquisadores e indústria, e possibilitar consulta sobre informações relevantes por parte da sociedade, assim aprimorando o Sistema CEP/CONEP.

Larissa Bernardi Aguiar

Agente administrativo

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP/CNS/MS

Ministério da Saúde